Friday, September 23, 2011

Vou viajar... e agora???

Essa foi a pergunta que nos fizemos assim que resolvemos viajar no carnaval de 2009 e a Sophia havia acabado de chegar em casa. Nessa ocasião ela acabou ficando num hotelzinho... mas depois descobrimos que existem outras soluções.


Quando resolvemos ter um gatinho foi mais pela tão falada independência dos felinos... um cãozinho certamente ficaria deprimido de passar o dia sozinho... então um gato era a solução, independentes, espertos, se virariam mto bem sozinhos.

Quando Sophia nos escolheu, tudo mudou... gatos podem até ser independentes... mas sofrem longe da gente e não gostam de ficar sozinhos. A solução veio logo: Tininha. Lembro que li uma vez: "O melhor presente que vc pode dar a um gato é... outro gato." E isto é a maior verdade que existe.

Outra verdade é que gatos amam a casinha deles (que no caso tb é a sua), seus cheiros, seus esconderijos, a cama dos donos, o sofá arranhado... então viajar pra eles é uma tortura. A minha experiência com gatos e viagem é a seguinte:

- Viagens curtíssimas (final de semana e feriados): Deixo as duas em casa e peço pra alguém dar uma olhada, passar aqui trocar água, comida e limpar a caixinha ao menos uma vez a cada 2 dias.

- Viagens curtas (de até 2 semanas): Deixo as duas em casa e peço a uma pessoa conhecida e de mta confiança visitá-las dia sim, dia não. As minhas gatas ficam bem este período sozinhas... os primeiros dias são piores, elas sentem mais falta... mas depois ficam brincando, comendo e dormindo em paz. Claro que qdo voltamos é um apego, uma saudade, um grude... mas elas sobrevivem bem.

- Viagens longas (mais de 20 dias): Levo as duas junto. É torturante, mas elas aguentam. Tininha reclama mto, mia, faz dengo, não quer ficar na caixa de transporte... mas depois de um tempo se acalma. Sophia enjoa mto, vomita algumas vezes no começo da viagem, mas depois sossega e vai embora. O importante é que passo meus dias tranquila, agarrada nas duas, sem me preocupar em como elas estão.
Dica de viagem: não dê nenhum medicamento para os gatos dormirem ou relaxarem. Gatos não gostam de perceber que não estão em perfeito controle do corpo e podem ficar agressivos. Sem contar que o stress pra dar o remédio acaba sendo maior q o da viagem em si.

Se vc não tiver ninguém pra ir cuidar do seu gato em casa e não puder levá-lo, a dica é optar por um hotelzinho. Mas visite o local antes, veja se onde seu gatinho vai ficar é seguro, pois gatos costumam fugir de lugares estranhos pra tentar voltar pra casa. Aqui em Macaé já existem serviços em que a pessoa da hospedagem vem até a sua casa cuidar dos bichanos. Assim vc não precisa tirá-los do conforto do lar.

E lembre-se: Gatinhos AMAM companhia... por isso, tenha dois (ou mais) gatinhos. O "trabalho" e os gastos são praticamente os mesmos e eles vão brincar e se divertir enquanto te esperam... o tempo vai passar voando, pra eles e pra vc!!!

1 comment:

Anelisa Sardella Godrim Hernalsteens said...

Ahhhh e cachorrinhos tbm amam companhia! Noir e Tica brincam mto o tempo too :)